BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 29 de janeiro de 2011

Aniversario do Sindicato dos Trabalhadores Rurais


João Palmeira Filho, o Palmeirinha (filho do primeiro presidente - João Palmeira e Manoel da Conceição - Liderança camponesa do Maranhão.


Hoje é dia de festa, aliás FESTANÇA, o STTR – Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Imperatriz, festeja juntamente com seus sócios 44 anos de existência. O encontro festivo acontece em sede própria, Rua João Lisboa, Centro. A luta, as conquistas, os dirigentes serão lembrados hoje por todos os presente. Dos presidentes sindicais de Imperatriz, a quebradeira de coco, Maria Querubina destaca-se por ser única mulher a ocupar essa cadeira.

O ex-deputado estadual Valdinar Barros, é também uma importante figura no esquadrinhar desse movimento. Haja vista que todo a sua escola de vida se deu nos bancos desse movimento.

Outro líder camponês que contribui consideravelmente para a reestruturação politica do Sindicato é Manoel da Conceição. O Mané que sempre relembra que o STTR também já teve seus dias de” peleguimos”


Somente para relembrar um pouco do histórico:


Na região Oeste maranhense o STTR, nos idos anos da década de 60, mais precisamente no dia 29 de Janeiro de 1967. Fundou-se o STTR – da grande região da tocantina, com sede em Imperatriz. Caminhando lado a lado com as outras organizações camponesas na peleja de posse da terra para os trabalhadores das regiões sul e oeste do Estado do Maranhão. Desempenhando assim uma das suas finalidades: “A construção da solidariedade, pois é somente na união e na organização que os grupos organizados poderão garantir seus direitos e estabelecer relações de justiça e igualdade (GUARESCHI, 2006, p 129)”.

Nos registros históricos da constituição do STTR de Imperatriz, exalta-se a contribuição política de um migrante paraibano o Sr: João Palmeira Sobrinho. Juntando-se a outros companheiros irmanados pela mesma idéia de resistência aos conflitos existente no campo, totalizando uma coletividade de 93 lavradores. Atualmente ainda é possível encontrar sócios fundadores que contam a sua história inicial.

Vale salientar que, o sindicalista João Palmeira, “foi morto em uma emboscada juntamente com um companheiro no dia 08 de janeiro de 1975, numa fazenda chamada Rio do Sono na região de Buriticupu” (Documento intitulado: A HISTÓRIA DE NOSSO SINDICATO). O objetivo com o assassinato dessa e de outras lideranças camponesas não chegou a ser alcançado, por seus algozes, haja vista que o sindicato de Imperatriz, nunca fechou as suas portas e cada vez mais emerge novas lideranças que abonam a continuidade da luta. O exemplo disso é a grande festa durante todo o dia de hoje, que pode ser conferida. Parabéns trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Imperatriz.

Texto: Vanusa Babaçu

Fotografia: Maria José Barros

0 comentários: