BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Capacitação sobre Gestão da Unidade Agroecológica





















Nos últimos dias 27, 28 e 29 de agosto, reuniram-se 31 com determinação e alegria, educandos e educandas dos municípios de Amarante do Maranhão, Senador La Roque, Cidelandia, São Raimundo das Mangabeiras e Loreto. Com o objetivo de dar continuidade do percurso formativo da Escola Técnica Agroextrativista - ETA. Escola não formal idealizada e organizada pelo Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural - Centru/MA e destinada a filhos e filhas de trabalhadores rurais de dez municípios do Estado do Maranhão.

Desse modo, as atividades da escola aconteceram no formato de capacitação que teve como tema estudado: Gestão da Unidade Agroecológica, tema relevante para esses jovens que ao longo do tempo vem experimentando uma nova forma de lidar com a terra e suas riquezas.

A capacitação teve como facilitadores: O técnico agrícola Cleidson Marinhao e a agrônoma Marluze Pastor, que conduziram todo o processo de formação embasada em metodologias participativas, valorizando os trabalhos em grupo, relatos de experiencias, vivência em comunidade, entre outros. Intercalados com momentos de lazer (tradicional futebol no fim das tardes)

O local disponibilizado para a formação foi o Centro de Estudos do Trabalhador Rural - CETRAL, Povoado Pé de Galinha - João Lisboa/MA. Ambiente aconchegante icom suas instalaçoões inseridas na área de total preservação do meio ambiente, conhecido dos educando que já fizeram parte da ETA.

Cabe ressaltar que o precursor da escola, o líder camponês Manoel da Conceição marcou importante presença no evento, assistindo parte da formação e contribuindo com seu valioso depoimento para a compressão da história da luta camponesa no Maranhão.


O público contemplado com a capacitação avaliou, através de questionário e depoimentos o evento como de fundamental importancia para a valorização das ações desses jovens em suas pequenas propiedades em conjunto com suas famílias.

Para a realização dessa atividade ressaltamos o importante apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais PPP-ECOS que garantiu a realização do evento.

O PPP-ECOS fomenta projetos desenvolvidos por organizações não governamentais e de base comunitária no Cerrado. Nos 13 anos de atuação, apoiou 236 projetos em 14 estados. Recebe apoio do Small Grants Program (SGP) do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),bem como da Comissão Européia por meio do Projeto Florelos. Possui um Comitê Gestor Nacional e a Coordenação Técnico-Administrativa do PPP-ECOS fica a cargo do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). fonte: http://www.nordestecerrado.com.br/ispn-ppp-ecos/


A coordenação técnica e pedagógica do evento esteve sob responsabilidade de Mariana Leal e Vanusa Lima (babaçu) respectivamente.


Texto e fotografias: Vanusa Babaçu

0 comentários: