BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Manoel da Conceição - ESSA CAUSA É NOSSA

ESSA CAUSA É NOSSA!
Por meio desta, manifestamos nosso repúdio à forma autoritária como a direção nacional do PT vem conduzindo o processo eleitoral/2010, no Maranhão, num claro desrespeito à história dos diferentes povos que habitam esse território e que há séculos lutam e resistem contra a estrutura de poder, ainda com marcas do colonialismo e do patrimonialismo, hoje encarnadas na Família Sarney.
Queremos nos solidarizar com a causa do nosso querido líder camponês Mané da Conceição e de seus companheiros de partido, deputado federal Domingos Dutra e a ex-deputada federal Terezinha Fernandes e, ao mesmo tempo, conclamar pela sensatez das lideranças desse Partido - pelo qual Mané tem dado sua vida, nos últimos 30 anos - para que intercedam e impeçam que o pior aconteça.

Mané da Conceição tem 75 anos. Nos anos 1960 fundou o Sindicato dos Produtores Autônomos de Santa Inês/MA. No regime militar e no Governo Sarney foi perseguido, sofreu violências físicas e psicológicas. Para escapar da morte foi exilado e, durante o exílio, ajudou a fundar o PT e a Central Única dos Trabalhadores. Com a anistia, retornou ao país, em 1979, e retomou a militância no Partido e no Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU, entidade que coordena e que incentiva o associativismo e o cooperativismo no Sul do Maranhão. Por sua luta em defesa dos cerrados e pela justiça social já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.
Mané, a sua causa é a nossa causa! Porque pessoas como você existe ainda acreditamos que a Justiça, a Ética e a Democracia ainda é possível neste país.
Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/Núcleo Maranhão
Grupo de Estudos Socio Econômicos da Amazônia - UEMA
Associação de Pesquisadores da Amazônia - ASPA

0 comentários: