BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um poema para manuel


Somos a fome das greves, das sombras incertas.
nascemos da dor da tortura,
infortúnio certo e incorreto das gerações que não morrem.
nem a prata de judas, nem o punhal de brutos ou a tesoura de dalila acabarão com o aurora que conceição já fez amanhecer.

Antonio Fabrício





Paginás da História do povo que a borracha não apaga

A História não pode ser apagada por borracha alguma. Aqueles que pretendem anular os veredictos da História geralmente o fazem por mexericos. Os mexeriqueiros, aqueles que mexericam, formam uma corrente humana de amplo espectro ideológico, social e econômico. A defesa de uma nacionalidade acrítica sedimenta essa corrente “pra frente”. Ela se agrupa aleatoriamente. Um deputado de esquerda se afina com um deputado de direita sobre o código florestal. Eles se agarram a uma “verdade” - a de que o código florestal torna impraticável a agricultura no Brasil – e com essa “verdade” mexericam para que a História se paralise perante o que pretendem.

As pessoas temem os mexericos porque eles compõem parte da História do Brasil, uma história de golpes e de contragolpes e de conchavos políticos que se alimentam e se retroalimentam de qualquer “verdade” que o capital e as elites instituam como a “verdade absoluta”. Os políticos, de maneira geral, adoram mexericar e ouvir mexericos porque assumem o caráter de confidência. Aquele que confidencia pede segredo, nem que seja apenas de quem confidenciou. Quer dizer: revele o milagre, mas não revele o santo. Deter segredos para o político simboliza poder e influência. Quase no mesmo nível de um padre.

Sabe-se que em todas as famílias alguém se incumbe de mexericar sobre a vida alheia. Como um hobbie. Contudo, tanto no caso da política como no caso da igreja, os mexericos duelam pelo posto de versão oficial da instituição até que um dos mexericos vença. A peteca dos mexericos inegavelmente açoda os instintos mais nefastos da classe política. Eles caçam adversários reais ou fictícios como o código florestal, como os quilombolas, os indígenas e os movimentos sociais.

Quem “mexerica” muito, sem revelar seus segredos ou dos “seus” para alguém, mas envenenando as pessoas, seus rios e seus animais com seus agrotóxicos são os plantadores de soja do Baixo Parnaiba maranhense.

A fazenda Europa, município de Mata Roma, uma propriedade de 10 mil hectares, polui o riacho da Taboquinha com os venenos que seus funcionários aspergem sobre a lavoura de soja. A comunidade da Taboquinha que vive no Baixão e na beira do riacho já sente os efeitos danosos dos venenos como problemas respiratórios. A sorte deles é que a água que consomem vem de poços. Nem o mais corajoso bebe das ou banha nas águas do riacho.

Um tal de Raul envenena a comunidade com suas palavras racistas como quando afirmou que nem Deus gosta dos moradores da Taboquinha porque perderam o arroz plantado devido a falta de chuvas. A fazenda Europa afronta os direitos humanos da comunidade de Taboquinha de todas as formas. Apresenta dividas junto ao Banco do Nordeste desde os anos 90. Essas dívidas possibilitariam a criação de um assentamento federal em vez dos plantadores de soja desmatarem quantidades imensas de bacuri e de pequi para alimentarem as baterias de carvão vegetal da Margusa.

Por outro lado, a comunidade de Quebra Coco, município de Buriti de Inácia Vaz, denunciou publicamente os plantadores de soja pela contaminação dos seus moradores. O uso de aviões está cancelado.

Mayron Régis

Essa viagem aconteceu numa parceria do Fórum Carajás,SMDH e Aprema e contou com apoio da ICCO e da FASE.

sábado, 19 de junho de 2010

Manoel da Conceição - Batalha do Cerrado

BATALHA DO CERRADO
(para o líder camponês Manoel da Conceição)
Mané anda lento
Mané vai à roça
Mané vai à luta
Mané filosofa:
Um boi, dez posseiros
Um dono, mil bois
Na luta por cerca
Não sobra pros dois
Mané fez da perna
Uma queda de braço
Um dedo em riste
Ao rei do pedaço
É da Conceição
De tantas Marias
Mané rebeldia
Mané liberdade
Mané foi chamado
De vil comunista
Mané natureza
Mané humanista
Mané quer os meios
De o pobre ser rico
De muita cultura
Pro Zé e pro Chico
Me diz, ó Mané
O que é que tu quer...
Comida pro Chico
Cultura pro Zé
Farinha de puba
Beijú e café
Futuro pro povo
La no Pindaré
A mata nativa
Do cerrado em pé
Piaba no fogo
Pimenta e chibé
Em noite de lua
Um bom cafuné.

“Cesar Teixeira”
(Do CD Pedra de Cantaria de Gildomar Marinho)

Manoel da Conceição - Viva

Prezad@s maranhenses,
sabe, ficando pensando em algumas coisas. Sou bem mais novo que o seu Manoel da Conceição. No entanto, minha vida - mesmo nunnnnnnnca ter sido filiado ao PT, porém sempre convicto de que seria o melhor partido que o país teria para governar com Lula à frente - tem algumas poucas semelhanças com o sr. Manoel da Conceição.
Lembro que em 1989, meu pai mandou me prender - pra cadeia mesmo - por conta de ter estampado uma bandeira do PT sobre o telhado de minha casa e por estar à época, fazendo boca de urna pro Lula.
Na eleição seguinte, contra o FHC, mais uma vez fui perseguido, desta vez politicamente.
Ou seja, em ambas as situações fui perseguido - inclusive dentro da própria família.
Se a FUNAI é esta sucata que é hoje, é por única e exclusiva culpa de um certo senador (que já foi do PFL, do PSDB e hoje está no PMDB) que foi presidente daquela instituição e que à época utilizava os aviões da mesma para uso próprio e dos garimpeiros que adentravam às áreas indígenas, entre as quais a T. I. Yanomami, para a retirada de minérios. E o pior: Lula o indicou para responder como Líder do Governo no Senado Federal.
Na Câmara dos Deputados, o governo Lula tem como vice-lider outro calhorda que coincidentemente foram eleitos pelo povo de Roraima. Ambos, com bastante interesse nos recursos da FUNASA, principalmente da saúde indígena.
Outro vice-lider do governo Lula na Câmara dos Deputados foi eleito em Alagoas. Procurem saber quem é a família??? Da até medo, só de pensar no que fazem e no que são capazes....
A esperança que eu tinha no PT e no Lula, morreram.
Esta história de ter melhorado a renda dos pobres, é pura balela! Se de fato isto estivesse acontecendo as cadeias públicas não teriam tido o salto na população carcerária como a que teve nestes últimos 8 anos.
Chega de bolsa família, bolsa escola.... enfim.... bolsa esmola!
Chega de Sarney, de Jáder Barbalho, de Renan Calheiros (lider do PMDB, que indicou o vice de Dilma), de Romero Jucá, de Hélio Costa, de Garibaldi Alves, de Edison Lobão, de Gilvam Borges, entre muitos outros...
É por isto e por mais (muitas) outras que tenho medo até do olhar da Dilma!!!! Pra mim esta mulher é uma ditadora, assim como são Fidel, Ahmadinejad e Hugo Chávez que em nome de socialismo, acabam detonando o povo.
E viva Manoel da Conceição!!!!
Luís Eustórgio
Ah! E podem escrever aí: vão expulsar o Domingos Dutra do partido logo após as eleições indpendentemente dele estar eleito ou não. Aliás, acho que ele não será eleito porque vão fraudar as urnas aí no Maranhão. Pode escrever isto aí.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Manoel da Conceição - E os dono do Maranhão

O Maranhão dos medos, o Maranhão da miséria, do analfabetismo, da corrupção, enfim, o Maranhão, como é conhecido em quase todos o cantos da federação brasileira - o Maranhão da família Sarney. Tal adjetivo é de causar raiva e, sobretudo, vergonha para os/as maranhenses que tem de ouvir tamanho insulto. Maior insulto ainda é ver um partido que, historicamente, lutou contra as forças oligárquicas no Brasil, contra quem as bancou e as apoiou, mesmo quando ainda utilizavam-se de fuzis e metralhadoras, mesmo quando ainda utilizavam-se da tortura e da matança de companheiros e companheiras em todos os cantos desse país e ainda fora dele.
A decisão do Diretório Nacional a respeito do rumo do PT maranhense na disputa eleitoral foi um tiro no pé de Lula e da candidata do PT, a companheira Dilma Roussef. Não. Definitivamente não. Tal decisão foi um tiro no peito de cada companheiro e companheira que construiu o PT histórico, que não mediu esforços para que fosse um dia possível Lula presidente, tendo que pagar, muitas vezes, com sua própria vida.
Manoel da Conceição, Domingos Dutra, Terezinha Fernandes, expõem suas vidas na tentativa de salvar a história do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, porque salvar o partido da forma que está posto em nosso estado, será preciso expulsar Washington e sua trupe - eles seriam muito mais importantes preenchendo as fileiras do DEM ou do PMDB, ou melhor, empregados na mansão de Sarney, como limpadores de pinicos.
Encerro esse lamento, valendo-me das palavras de Pinheiro Sales, também fundador do PT junto a Manoel da Conceição: "[...] Precisamos colocar em jogo a vida, quando a dignidade da vida corre perigo. E, no Maranhão, a dignidade da vida está correndo perigo, porque apoiar tiranos como o Sarney. Tiranos como aqueles que integram a família de Sarney. Isso é um atentado à vida, à dignidade, à justiça, à democracia e, principalmente, à esperança!".


João Baptista de Sousa
Imperatriz - MA

Manoel da Conceição - Resistência

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) e Manoel da Conceição, um dos fundadores da legenda petista, pessaram mal na manhã desta sexta-feira e foram atendidos no Serviço Médico da Câmara dos Deputados, em Brasília. Conceição já tinha sido socorrido na última terça-feira e tomado soro fisiológico. Os dois estão fazendo uma greve de fome há uma semana, em protesto contra o apoio da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores ao PMDB do Maranhão, em relação à pré-candidata e atual governadora Roseana Sarney.

Não há previsão de alta. O fundador do PT chegou a interromper o protesto durante 24 horas na última quarta. Já Domingos Dutra afirmou que só vai voltar a se alimentar depois que o partido retirar o apoio aos Sarney. A Executiva Nacional chegou a intervir no diretório maranhense para evitar que os petistas locais confirmassem apoio ao pré-candidato do PCdoB, deputado Flávio Dino.

No começo da semana, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) convidou o parlamentar a se filiar aos quadros da legenda no estado.

Manoel da Conceição - Vida luta e Poesia

Maranhão, berço de heróis!


Eu que empunho bandeiras

na minha poesia

ouço inerte

teu grito

...

covardemente

me calo.

Assino manifestos

falo com dois ou três

juntos recolhemos

o ensaio de um grito

que poderia queimar

os bigodes do diabo.

Não tenho um prato de justiça sequer

para aplacar o que te devora por dentro

não tenho sequer desapego ao prato

que continua vazio

na lavoura minguada

dos dias esfomeados .

Eu que leio Maiakovski

canto Garcia Lorca

não sou capaz de ir além dos versos

não tenho coragem de ofertar

minhas mãos de poeta

ao machado perverso

dos coronéis.

O tempo se arrasta

manchado do teu sangue

e de outros Manés e Margaridas

que fizeram do próprio medo

motivo pra seguir na batalha

Enquanto o senhor da morte

continua lavando o ventre da terra

com sangue e agrotóxico.

Mata pássaros!

Extingue bichos!

Esquarteja gente!

na monocultura do poder.

Os que já foram teu escudo

hoje te apontam rifles

com balas de arame farpado

te lançam punhais

enferrujados pelo sangue

dos atraiçoados.

Não sei fazer outra coisa

senão poemas

que não resolverão nada

que não aplacarão sequer

a vergonha que sinto deste medo

costurado sob os mulambos de minha pele

Me agasalho em bandeiras

desbotadas de medo

com a covardia natural aos nascidos à fórceps

sob o sol de um maranhão

dominado pelo chicote da mentira.

E me calo

enquanto mil vozes gritam

dentro de mim

sem que minha poesia

saiba decifrar os código secretos

da tua coragem.

(Lilia Diniz- artista maranhense)

Manoel da Conceição - Um bravo com voz altiva

Prezado Manoel da Conceição,

Soube há poucos dias de sua manifestação.
Gostaria de visitá-lo para prestar nossa solidiaridade. Como fazer?
A atitude apesar de drástica é coerente com sua trajetória política,
tanto em favor da democracia quanto da defesa do nosso Cerrado e a
Amazônia. E é exatamente por isso que sua vida é muito importante, acima
das disputas que marcam as legendas partidárias, até mesmo daquelas que,
no passado, faziam questão de manter mais democracia interna.


Do amigo ,
Mauro Pires, Brasília DF

Manoel da Conceição - Solidairiedade Pela Vida

Nota de solidariedade da Cáritas Arquidiocesana de São Luís

CÁRITAS BRASILEIRA ARQUIDIOCESANA DE SÃO LUIS

SOLIDARIEDADE PELA VIDA

São Luís, 18 de junho de 2010

"Eu vi muito bem a miséria do meu povo e desci para libertá-lo"

A Cáritas Brasileira da Arquidiocese de São Luis vem a público manifestar solidariedade a Manoel da Conceição, ao deputado federal Domingos Dutra e à ex-deputada federal Terezinha Fernandes pela bravura com que, fazendo greve de fome, expressam rejeição e protesto contra a decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores em intervir no processo democrático de escolha de candidatos petistas no Estado, obrigando-os a aliar-se à oligarquia que há mais de quatro décadas controla o Estado do Maranhão e que o levou aos piores índices sociais do país.

Assim, compreendendo o nobre gesto de Manoel, Dutra e Terezinha como um protesto em favor da coerência que sempre defenderam em seu partido, em respeito às causas sociais e às suas lutas de vida, manifestamos nosso profundo respeito às suas dores e decepções.

Em nomes dos mártires da caminhada, especialmente Pe. Josimo Moraes Tavares, que foi vitima do latifúndio comandado pelos coronéis que vitimaram tantos lavradores e lavradoras no Maranhão, é que respeitosamente nos indignamos com tudo o que passam esses nossos irmãos que tanto fizeram pelo povo do Maranhão e do Brasil.

Por tudo isso, a Cáritas Arquidiocesana de São Luís coloca-se ao lado desses bravos lutadores do povo, em defesa da vida, da democracia e justiça social.

Terezinha Moura
Presidente da Cáritas Arquidiocesana

Erisvan Loureiro Bastos
Secretario da Cáritas Arquidiocesana

Manoel da Conceição

Boa tarde a todos e todas!!!

Humm!!! Ontem eu disse para Sr. Manoel "quero o senhor VIVO!"
Temos outras lutas a serem feitas.
Podemos fazer muitas outras coisas.

Denise quer trazê-lo para o Maranhão.
Eu concordo com isso.
Agora resta saber, quem vai convencer Sr Manoel disso?

Será que o partido volta atrás na decisão??? Acho improvável.
Mirem o que acontece hoje em Minas Gerais.

Esperamos Manoel no Maranhão, BEM VIVO e com SAÚDE!

Um abraço a todos e sim vamos confiar, na providencia Divina.

Sandra Regina Monteiro
63 3447 1294

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Manoel da Conceição - ESSA CAUSA É NOSSA

ESSA CAUSA É NOSSA!
Por meio desta, manifestamos nosso repúdio à forma autoritária como a direção nacional do PT vem conduzindo o processo eleitoral/2010, no Maranhão, num claro desrespeito à história dos diferentes povos que habitam esse território e que há séculos lutam e resistem contra a estrutura de poder, ainda com marcas do colonialismo e do patrimonialismo, hoje encarnadas na Família Sarney.
Queremos nos solidarizar com a causa do nosso querido líder camponês Mané da Conceição e de seus companheiros de partido, deputado federal Domingos Dutra e a ex-deputada federal Terezinha Fernandes e, ao mesmo tempo, conclamar pela sensatez das lideranças desse Partido - pelo qual Mané tem dado sua vida, nos últimos 30 anos - para que intercedam e impeçam que o pior aconteça.

Mané da Conceição tem 75 anos. Nos anos 1960 fundou o Sindicato dos Produtores Autônomos de Santa Inês/MA. No regime militar e no Governo Sarney foi perseguido, sofreu violências físicas e psicológicas. Para escapar da morte foi exilado e, durante o exílio, ajudou a fundar o PT e a Central Única dos Trabalhadores. Com a anistia, retornou ao país, em 1979, e retomou a militância no Partido e no Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU, entidade que coordena e que incentiva o associativismo e o cooperativismo no Sul do Maranhão. Por sua luta em defesa dos cerrados e pela justiça social já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.
Mané, a sua causa é a nossa causa! Porque pessoas como você existe ainda acreditamos que a Justiça, a Ética e a Democracia ainda é possível neste país.
Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/Núcleo Maranhão
Grupo de Estudos Socio Econômicos da Amazônia - UEMA
Associação de Pesquisadores da Amazônia - ASPA

MANOEL DA CONCEIÇÃO - Nota de Solidariedade

Caríssimo Sec. Executivo da CNBB REg. NE V
Companheiros da Coordenação da CPT/MA
Companheiros da Coordenação da Caritas/MA
Estando em Brasília neste dias (14/17) participando junto a CNBB Nac. da Assembléia Nacional das Pastorais Socias, aproveitei a oportunidade e coloquei a situação que impuseram ao PT do Maranhão. Unanimente , houve muita solidariedade a nossa situação ( quase todos já conheciam a história), por parte de todas e todos representantes de Pastorais Socias de 21 estados representados e da CNBB NAC. Imediatamente aprovaram uma nota de solidariedade a Mané e Dutra, a qual após elabora e aprovada, foi assinada pelas Pastorais e por 09 Bispos presentes, entre eles: Dom Pedro Stringhni ( Presd. Nac. da Comissão 08 da CNBB - Past. Sociais), Dom Xavier Gilles, Dom Demétrio ( CARITAS), Dom Ladislaw (CPT), Dom Antonio ( Rondônia), Dom Guilherme ( Goiania), Dom João (.....), Dom José Luis ( Aux. de Fortaleza) e ...
Seguidamente, fui escolhido para levar esta nota até a Mané e Dep. Dutra, o que consegui e me acompanhei de D. Xavier. Ontem (16) a tarde fomos e com muitas dificuldades conseguimos acesso ao plenário da Câmara ( em sessão) , onde se encontrava o Dep. Dutra, que após um bom e saudável papo, entreguei as nota das Past. Sociais, como também as notas de solidariedade da CPT , da CARITAS e o abraço de Pe. Flávio (CNBB REG. NE V).
O mesmo falou que usaria um aparte de algum colega e, leria as notas em plenário.
Seguidamente, fomos ( também com muita dificuldades), até nosso querido Mané, que se encontrava hospitalizado no serviço de Emêrgência médica da Câmara Fedederal. Muito debilitado, porém consciente, ficou muito emocionado, chorou algumas vezes, mas muito feliz com nossa visita . Assim fiz a entrega pessoal de nossas notas de solidariedade. Ele estava acompanhado de alguns médicos, muitos soros e de sua lindíssima esposa Denise.
Como é sempre meu estilo, conversamos bastante e zonei muito também com ele. Consegui descontrai-lo. Saimos de lá, junto com ele, que recebeu alta médica.
Ambos ( Mané e Dutra ) agradeceram muito a solidariedade e, enviaram abraços e agradecimentos a todos até breve nos encontrarmos.
Desculpem-me se sem autorização e consulta as coordenações da ( CPT e Caritas) tomei esta iniciativa. Agora o caldo esta derramado e não podemos mais recolhe-lo.
OBS: Outras e mais informações sobre nossas conversas com ambos, faremos por telefone ou pessoalmente.
Agradeço-lhes a compreenção e até breve.
Pedro Marinho
Past. Sociais
CNBB REG. NE V

MANOEL DA CONCEIÇÃO - LIÇÃO DE VIDA E SABEDORIA



Companheir@s,

a luta de Manoel é uma aula de dignidade e sabedoria; e a afirmação pela democrácia como um valor soberano da ação coletiva. Estive com ele ontem, está consciente de suas limitações, mas firme na atitude de continuar. Todos conhecemos este guerreiro. Estamos apreensivos, pois Manoel é maior e mais importante do que o PT. Precisamos de companheiros como Manoel para alimentar o cotidiano das lutas que travamos, principalmente quando o pragmantismo se contrapõe aos nossos valores.

Estamos solidários a luta de Manoel.


Saudações Cooperativistas,

Christiane Almeida
UNICAFES

Manoel da Conceição - E os Quadros históricos do PT


Manoel da Conceição sendo entrevistado em casa por Clarícia,
aluna de jornalismo UFMA

Janeiro 2010 Pé de Galinha João Lisboa Ma
foto Cairo Costa Morais

Nunca me filiei ao PT, apesar de ter votado no partido durante grande parte da minha vida. Muito dessa decisão de votar no Partido dos Trabalhadores esteve sempre relacionado à ética e postura séria e coerente que parte dos seus quadros históricos apresentaram ao longo dessa curta história.

No Maranhão, sempre me encantei com Manoel da Conceição que sempre me comoveu com sua história. Mesmo assim, convidado por ele a me filiar, preferi não assumir essa condição, pois, nesse caso, incluía ter que conviver e discutir com pessoas da estirpe de Washington e Raimundo Monteiro, cuja ética rasteira levaram o PT ao colo de Sarney e sua turma.

Manoel da Conceição não teve alternativas para além da voz rouca que sempre caracterizou sua história de lutas. Uma greve de fome nessa altura da sua vida, muito mais do que se posicionar contra uma atitude anti-democrática do diretório nacional do PT que pretende mudar a decisão de uma eleição para garantir o apoio do seu próprio partido a Roseana Sarney, representa a demonstração da decência e da ética que tanto tem faltado no meio político brasileiro.

Em defesa dessa luta pela ética e pela decência cujo nome MANÉ DA CONCEIÇÃO é a melhor representação é que me solidarizo com essa causa.

SALVE MANÉ!!! VIVA MANÉ!!!


Itaan P.S.

Prof. M.Sc.Universidade Estadual do Maranhão

Manoel da Conceição - A dor vem de casa


Manoel da Conceição não é só um militante político é, em toda a sua grandeza, um símbolo ético, uma flâmula sócio-histórica e que trêmula acionado pelas melhores energias do tempo humano comunicando esperança para homens e mulheres de todo o rincão maranhense e brasileiro.

Manoel... É, de novo alvejado. Desta vez, não mais pela direita, que outrora, lhe atingira fundo a perna.

Desta vez, o projetil, vem da esquerda. A mesma esquerda que Manoel depositou o melhor de sua vida, o melhor de suas lutas e esperanças.

Tem que esse projetil, saído do próprio mundo político, da própria casa política em que sempre atuou Manoel é pior, muito pior do que qualquer outro lançado pela direita.

Este, da esquerda, atinge direto no coração, mas não me refiro ao coração de carne e sangue, refiro-me, isto sim, ao coração como representação do afeto, da identidade emocional, do amor. E doí... Como doí. E Manoel, um dos homens mais amorosos que este país já viu, sofre de morte neste cenário.

O gesto-símbolo da greve de fome e que assumiu Manoel juntamente com o deputado federal Domingos Dutra e a ex-deputada Terezinha Fernandes é de uma enorme riqueza símbolica e que representa a resistência mais autêntica e justa de dignos representantes, e ainda podemos sim, falar em representantes populares, de um povo historicamente submetidos ao peso de uma oligarquia que mata, geração após geração, o melhor do potencial de uma gente musical, lindamente companheira e que se deleita com profundidade na poesia da terra, das brisas e babaçuais que é a vida, estruturalmente coletiva, de um dos mais lindos estados brasileiros, o majestoso e imponente Maranhão.

De verdade, o povo do Maranhão, não merece mais essa da oligarquia.

Todo o apoio a Manoel/Domingos/Terezinha

Economista Ângelo Cavalcante
Professor Ms - Universidade Estadual de Goiás

Manoel da Conceição - Os novos rumos do PT de Lula




Eu, petista, filiada há 22 anos no Partido dos Trabalhadores (São Luís-Ma), faço minhas as palavras de Helciane.
Estou envergonhada e entristecida com os rumos que o PT toma e com o significado que essa decisão catastrófica tem para o futuro do Maranhão e do Brasil.
Solidariedade a Manoel da Conceição. Fim à oligarquia. Esperança em dias melhores sempre.



Aracéa Carvalho (jornalista e psicopedagoga)

Manol da Conceição - Pelo fim da desigualdade no Maranhão




Queridos familiares do companheiro Mané da Conceição,

Queremos manifestar minha solidariedade, imbuída de preocupação, pelo ato firme e corajoso, bem a seus estilos, de Manoel da Conceição e de Domingos Dutra, nesse triste momento da História política do Maranhão.
Mais uma vez, Mané entrega a sua vida pela causa que sempre foi a luz do seu caminho:a justiça, a ética e o fim da desigualdade no Maranhão.
Imagino como estão aflitos e compartilho a preocupação com todas as consequências que advirão a partir dessa decisão.
E me coloco à disposição para qualquer ajuda no que for possível.
Acredito ainda na imaginação coletiva e tenho fé que esse silêncio que encobre as contra forças deste Estado resultará em uma resposta firme e contundente, tal qual a de Mané e Dutra, a mais uma investida dos poderosos que tentam, a todo custo, sacramentar o Maranhão como o quintal da oligarquia em putrefação.

Um forte abraço

Helciane, Igor e Iana

Monoel da Conceição - O valent do Cerrado, homem do Brasil. - Vanusa Babaçu

Manoel da Conceição
nosso Mané na ativa
do alto de seus 74 anos
dobrados de dias e noites
sem reclamar
sem se cansar
sem se calar
seguindo os passos da vida
certo de percorrer caminhos certos
homem de uma só verdade
homem de uma só palavra
velho Mané sonhador e eterno valente
zelezo e amoroso com gente,
com galinhas e patos
com plantinhas ou arvores frondozas
Mané pai, esposo, avô e companheiro
Mané de carne e osso
Mané de Pirapemas
Mané do Maranhão
Mané do Cerrado
Mané do Brasil
Mané coração
Mané Garra
Mané poesia
Mané aço
MANÉ
acima de tudo
VIDA.



Manoel da Conceição - prazer em conhecê-lo

Em 16 de junho de 2010 17:50, Paulo Jorge Silva Serra <paulo.serra@ig.com.br> escreveu:


Quero dizer hoje ao Mané: Meu muito obrigado!
Obrigado pelo coragem, pelo espírito revolucionario, pelo acreditar, pela esperança, pelo exemplo de vida.
Obrigado Mané pela sabedoria de quem aprendeu viver a vida defendendo os seus ideais.
Obrigado meu guerreiro! Mais uma vez você entra para a historia do povo maranhense, principalmente da classe menos favorecida.
Obrigado meu Rei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Viva a Mané da Conceição

Paulinho


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Manoel da Conceição - Greve de Fome em BRASILIA

Em honra à memória de nossos mártires (Gandhi, Chê, Zumbi, Chico Mendes, Margarida Alves, Pe. Josimo, irmã Dorothy , .. ) que são nossas referência de dignidade, de grandeza espiritual e plenitude humana. Seres humanos que por amor ao semelhante, à natureza e à causa da justiça social ousaram em épocas e lugares distintos apostar suas próprias vidas no sonho e luta concreta de libertação dos oprimidos;

Em defesa da nossa história de luta e dedicação no cumprimento de nossa missão social e política de ajudar a construir um mundo mais saudável nas relações humanas, mais justo na partilha dos bens e mais respeitoso às leis e dinâmica de funcionamento na natureza;

Para nos proteger da traição dos covardes, da mediocridade dos capachos e da desfaçatez do mau caratismo;

Em ato de desobediência ao entreguismo de nossa dignidade aos massacradores do povo pobre do Maranhão, aos aproveitadores do estado de miséria dos excluídos e manipuladores da ignorância dos que foram propositadamente privados do direito ao mínimo de vida digna;

Num grito lancinante capaz de romper todas as mordaças que os poderosos sempre impõem aos dominados para que eles próprios sejam impedidos de ouvir a voz da razão com a mensagem de libertação que brota com força sempre mais arrebatadora a partir do fortalecimento da união dos oprimidos.

Ao longo da história da humanidade sempre tivemos mensageiros de libertação, que mesmo em meio à fanfarra e poderio dos manipuladores, se fizeram ouvir com inequívoca clareza pelos que ainda não se encontram degenerados.

Conclamamos aos que podem ouvir a voz da razão para se posicionar com liberdade e consciência em defesa da nossa honra, da nossa história, do PT que ajudamos a construir, das organizações autônomas da classe trabalhadora, da preservação das vidas de Terezinha Fernandes, Domingos Dutra e de Manoel Conceição que se encontram em greve de fome (agora já entrando no sexto dia), um sacrifício pessoal que fazem voluntariamente em prol de nossa dignidade coletiva.

Temos no momento imediato uma importante missão coletiva a realizar. A mesma supõe a realização coletiva de três principais AÇÕES a serem desencadeadas imediatamente:

1) Cada diretório municipal do PT no Maranhão se rebelar contra a intervenção do Diretório Nacional, formalizando sua desobediência em documento conjunto;
2) Cada militante petista legítimo se manifestar contra a aliança do PT com a oligarquia sarneysta e se recusar a fazer campanha para os massacradores do povo do Maranhão;
3) Travar com todas as forças uma batalha político-eleitoral para derrotarmos a oligarquia sarneysta nestas eleições de 2010. VAMOS DERROTAR ROSEANA SARNEY COM A BANDA PODRE DO PT QUE SE ALIOU AO PROJETO OLIGARQUICO. VAMOS LIBERTAR O PT DESSA DOENÇA DEGENERATIVA.

Nosso posicionamento de cidadãos e cidadãs precisa ser firme, amoroso, sábio e racional. As nossas contradições e deformações em âmbito de classe trabalhadora não pode nos causar cegueira político-ideológica. Nossos reais inimigos são os capitalistas em suas variadas faces ( oligarquias, ditaduras, neoliberais, partidos de direita, latifundiários, ruralistas e seus capachos).

Vi Mané chorar ao escrever sua 2º carta ao Presidente Lula. Tamanha era sua angústia que não conseguiu conter as lágrimas e em fala trêmula me confessou. “ seu Mané ( é como me trata) eu prefiro mil vezes que meu companheiro Lula me dê logo um tiro de fuzil em minha cabeça do que vir me forçar a apoiar a oligarquia Sarney, que é responsável pelas mutilações e torturas que sofri e também pela torturas e morte de dezenas de companheiros e companheiras”.

Mané não precisa da piedade nem da demagogia de quem quer que seja. Mané merece é ser respeitado pela sua história de vida, pelo seu testemunho de dignidade e pelo amor que sempre cultivou na relação com a companheirada, sobretudo pela sua fidelidade aos princípios organizativos em prol do “auto-empoderamento coletivo da classe trabalhadora”.

Minha manifestação na qualidade de filho preocupado com o estado de saúde do Mané em seus 75 anos de muita luta em prol da libertação da classe trabalhadora, é um misto de indignação com a incoerência do Diretório Nacional do PT e esperança na honra e nobreza da maioria dos militantes petistas do Maranhão e do Brasil de não se curvar ao mandonismo dos que se julgam infalíveis. VIVA A NOSSA DIGNIDADE! NÃO À INTERVEÇÃO! DERROTA À OLIGARQUIA E AOS TRAIDORES DA NOSSA HISTÓRIA!

IMPERTRIZ-MA , 16 DE JUNHO DE 2010

MANOEL FILHO

Manoel da Conceição - Greve de Fome em BRASILIA

Em honra à memória de nossos mártires (Gandhi, Chê, Zumbi, Chico Mendes, Margarida Alves, Pe. Josimo, irmã Dorothy , .. ) que são nossas referência de dignidade, de grandeza espiritual e plenitude humana. Seres humanos que por amor ao semelhante, à natureza e à causa da justiça social ousaram em épocas e lugares distintos apostar suas próprias vidas no sonho e luta concreta de libertação dos oprimidos;

Em defesa da nossa história de luta e dedicação no cumprimento de nossa missão social e política de ajudar a construir um mundo mais saudável nas relações humanas, mais justo na partilha dos bens e mais respeitoso às leis e dinâmica de funcionamento na natureza;

Para nos proteger da traição dos covardes, da mediocridade dos capachos e da desfaçatez do mau caratismo;

Em ato de desobediência ao entreguismo de nossa dignidade aos massacradores do povo pobre do Maranhão, aos aproveitadores do estado de miséria dos excluídos e manipuladores da ignorância dos que foram propositadamente privados do direito ao mínimo de vida digna;

Num grito lancinante capaz de romper todas as mordaças que os poderosos sempre impõem aos dominados para que eles próprios sejam impedidos de ouvir a voz da razão com a mensagem de libertação que brota com força sempre mais arrebatadora a partir do fortalecimento da união dos oprimidos.

Ao longo da história da humanidade sempre tivemos mensageiros de libertação, que mesmo em meio à fanfarra e poderio dos manipuladores, se fizeram ouvir com inequívoca clareza pelos que ainda não se encontram degenerados.

Conclamamos aos que podem ouvir a voz da razão para se posicionar com liberdade e consciência em defesa da nossa honra, da nossa história, do PT que ajudamos a construir, das organizações autônomas da classe trabalhadora, da preservação das vidas de Terezinha Fernandes, Domingos Dutra e de Manoel Conceição que se encontram em greve de fome (agora já entrando no sexto dia), um sacrifício pessoal que fazem voluntariamente em prol de nossa dignidade coletiva.

Temos no momento imediato uma importante missão coletiva a realizar. A mesma supõe a realização coletiva de três principais AÇÕES a serem desencadeadas imediatamente:

1) Cada diretório municipal do PT no Maranhão se rebelar contra a intervenção do Diretório Nacional, formalizando sua desobediência em documento conjunto;
2) Cada militante petista legítimo se manifestar contra a aliança do PT com a oligarquia sarneysta e se recusar a fazer campanha para os massacradores do povo do Maranhão;
3) Travar com todas as forças uma batalha político-eleitoral para derrotarmos a oligarquia sarneysta nestas eleições de 2010. VAMOS DERROTAR ROSEANA SARNEY COM A BANDA PODRE DO PT QUE SE ALIOU AO PROJETO OLIGARQUICO. VAMOS LIBERTAR O PT DESSA DOENÇA DEGENERATIVA.

Nosso posicionamento de cidadãos e cidadãs precisa ser firme, amoroso, sábio e racional. As nossas contradições e deformações em âmbito de classe trabalhadora não pode nos causar cegueira político-ideológica. Nossos reais inimigos são os capitalistas em suas variadas faces ( oligarquias, ditaduras, neoliberais, partidos de direita, latifundiários, ruralistas e seus capachos).

Vi Mané chorar ao escrever sua 2º carta ao Presidente Lula. Tamanha era sua angústia que não conseguiu conter as lágrimas e em fala trêmula me confessou. “ seu Mané ( é como me trata) eu prefiro mil vezes que meu companheiro Lula me dê logo um tiro de fuzil em minha cabeça do que vir me forçar a apoiar a oligarquia Sarney, que é responsável pelas mutilações e torturas que sofri e também pela torturas e morte de dezenas de companheiros e companheiras”.

Mané não precisa da piedade nem da demagogia de quem quer que seja. Mané merece é ser respeitado pela sua história de vida, pelo seu testemunho de dignidade e pelo amor que sempre cultivou na relação com a companheirada, sobretudo pela sua fidelidade aos princípios organizativos em prol do “auto-empoderamento coletivo da classe trabalhadora”.

Minha manifestação na qualidade de filho preocupado com o estado de saúde do Mané em seus 75 anos de muita luta em prol da libertação da classe trabalhadora, é um misto de indignação com a incoerência do Diretório Nacional do PT e esperança na honra e nobreza da maioria dos militantes petistas do Maranhão e do Brasil de não se curvar ao mandonismo dos que se julgam infalíveis. VIVA A NOSSA DIGNIDADE! NÃO À INTERVEÇÃO! DERROTA À OLIGARQUIA E AOS TRAIDORES DA NOSSA HISTÓRIA!

IMPERTRIZ-MA , 16 DE JUNHO DE 2010

MANOEL FILHO