BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 14 de novembro de 2010

Manoel da Coceição e a História


Memória, Mediação e Campesinato: as representações de uma liderança sobre as lutas camponesas da Pré-Amazônia maranhense.

Dia: 14 de novembro
Hora: 15 horas
Local: Salão do Escritor, na Praça Maria Aragão, São Luís/Marahão.


Lançado pela editora da Universidade Estadual do Amazonas, o livro é o primeiro da Coleção Memória e História dos Movimentos Sociais da Amazônia, organizada pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Neste trabalho, a jornalista e socióloga Helciane Araujo, apresenta o resultado de um estudo realizado, no período de 1997 a 2000, para a dissertação do Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão. A autora faz uso da técnica de pesquisa história de vida para uma análise sociológica das representações de uma liderança camponesa, Manoel da Conceição, sobre a sua trajetória de vida e a história política do Maranhão. Manoel da Conceição tem 75 anos. Nos anos 1960 fundou o Sindicato dos Produtores Autônomos de Santa Inês/MA. Foi uma das vítimas das violências praticadas contra lideranças e ativistas políticos no regime militar. Após sofrer várias prisões, foi exilado e, durante o exílio, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores. Com a anistia, retornou ao país, em 1979, retomou a militância no Partido e fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU, entidade que coordena e incentiva o associativismo e o cooperativismo no Sul do Maranhão. Por sua luta em defesa dos cerrados e pela justiça social já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. No dia 24 de novembro receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão.

Helciane Araújo

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO HOMENAGEIA LIDERANÇAS DA REGIÃO TOCANTINA


O Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão promoverá no período de 19 a 22 de outubro de 2010 a sua I Jornada Científica, tendo como eixo central o tema “Desenvolvimento, Democracia e Direitos Humanos: para onde caminhamos?”
Na ocasião, serão homenageados, professores, servidores e pessoas da sociedade, em reconhecimento a contribuição destes a Universidade no cumprimento da sua missão social e política de educar a sociedade maranhense, dentro de uma filosofia baseado em princípios éticos e valores fundamentados na liberdade e na igualdade de direitos e à sociedade através de pessoas indicadas e reconhecidas pelo trabalho desenvolvido diuturnamente na luta e defesa dos direitos humanos.

Entre os homenageados figuram representantes da região Tocantina, sendo o Senhor Manoel Conceição Santos, um dos lideres maranhenses da luta pela reforma agrária, pela democracia, pela liberdade e dignidade do trabalhador rural e Conceição de Maria Amorim, militante dos direitos humanos , com atuação na Região em defesa dos direitos humanos em toda sua dimensão, com intervenção Urbana dirigida a implantação de políticas publicas de qualidade e na defesa intransigente dos direitos humanos das mulheres.

Para os organizadores do evento, na pessoa do Professor Doutor César Augusto Castro Diretor do Centro de Ciências Sociais da UFMA, “Com essa homenagem a Universidade Federal do Maranhão alerta a sociedade para a importância do trabalho destes militantes e a certeza de que pessoas como elas fazem uma enorme diferença na construção de uma sociedade melhor, mas justa e mais humana.”
A solenidade de homenagem será realizada no Auditório Magno Cruz ao lado do Centro de Ciências Sociais durante o encerramento da I Jornada de Ciências Sociais no dia 22 de outubro às 19 horas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vanusa Babaçu - Exposição de fotografia e Poesia no MIS


O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) sedia, de 16 a 24 de outubro, a 3ª Mostra Luta! Esta edição do evento contará com dez sessões de filmes, exposições de fotos, quadrinhos e poesias, além de quatro mesas de debates, dois espetáculos de dança e um sarau.

A exposição foográfica contará com a participação da maranhense Vanusa Lima (babaçu) bem como uma poesia de sua autoria. Ambas entituladas: Do Lado da vida.

O evento é organizado pelo grupo Coletivo de Comunicadores Populares e se propõe a dar voz aos que não possuem espaço midiático para se manifestar. De acordo com a página oficial da mostra, o objetivo é dar visibilidade às lutas sociais no Brasil e servir “como instrumento de comunicação, sensibilização e articulação entre movimentos sociais, organizações de esquerda e trabalhadores.”

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Capacitação sobre Gestão da Unidade Agroecológica





















Nos últimos dias 27, 28 e 29 de agosto, reuniram-se 31 com determinação e alegria, educandos e educandas dos municípios de Amarante do Maranhão, Senador La Roque, Cidelandia, São Raimundo das Mangabeiras e Loreto. Com o objetivo de dar continuidade do percurso formativo da Escola Técnica Agroextrativista - ETA. Escola não formal idealizada e organizada pelo Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural - Centru/MA e destinada a filhos e filhas de trabalhadores rurais de dez municípios do Estado do Maranhão.

Desse modo, as atividades da escola aconteceram no formato de capacitação que teve como tema estudado: Gestão da Unidade Agroecológica, tema relevante para esses jovens que ao longo do tempo vem experimentando uma nova forma de lidar com a terra e suas riquezas.

A capacitação teve como facilitadores: O técnico agrícola Cleidson Marinhao e a agrônoma Marluze Pastor, que conduziram todo o processo de formação embasada em metodologias participativas, valorizando os trabalhos em grupo, relatos de experiencias, vivência em comunidade, entre outros. Intercalados com momentos de lazer (tradicional futebol no fim das tardes)

O local disponibilizado para a formação foi o Centro de Estudos do Trabalhador Rural - CETRAL, Povoado Pé de Galinha - João Lisboa/MA. Ambiente aconchegante icom suas instalaçoões inseridas na área de total preservação do meio ambiente, conhecido dos educando que já fizeram parte da ETA.

Cabe ressaltar que o precursor da escola, o líder camponês Manoel da Conceição marcou importante presença no evento, assistindo parte da formação e contribuindo com seu valioso depoimento para a compressão da história da luta camponesa no Maranhão.


O público contemplado com a capacitação avaliou, através de questionário e depoimentos o evento como de fundamental importancia para a valorização das ações desses jovens em suas pequenas propiedades em conjunto com suas famílias.

Para a realização dessa atividade ressaltamos o importante apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais PPP-ECOS que garantiu a realização do evento.

O PPP-ECOS fomenta projetos desenvolvidos por organizações não governamentais e de base comunitária no Cerrado. Nos 13 anos de atuação, apoiou 236 projetos em 14 estados. Recebe apoio do Small Grants Program (SGP) do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),bem como da Comissão Européia por meio do Projeto Florelos. Possui um Comitê Gestor Nacional e a Coordenação Técnico-Administrativa do PPP-ECOS fica a cargo do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). fonte: http://www.nordestecerrado.com.br/ispn-ppp-ecos/


A coordenação técnica e pedagógica do evento esteve sob responsabilidade de Mariana Leal e Vanusa Lima (babaçu) respectivamente.


Texto e fotografias: Vanusa Babaçu

quinta-feira, 19 de agosto de 2010



É com alegria de uma criança e e com a determinação de um jovem que o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural convida os educandos e educandas da Escola Técnica Agroxtrativista- ETA para continuarem seu percurso formativo através da capacitação sobre Gestão da Unidade Agroecologica que ocorrerá nos dias 27, 28, 29 do mês de agosto. Aguardamos no dia 26 apartir das 17:00hs no Centro de Estudos do Trabalhador Rural – CETRAL, Povoado Pé de Galinha, João Lisboa . A participação só será possível com a confirmação de suas presenças, portanto liguem, enviem e – mail com antecedencia de no mínimo 3 dias para o CENTRU no telefone (099) 3526 4944 , 91594121, centru@jupiter.com.br ou alemdalogica@yahoo.com.br, As passagens só serão com ressarcidas com os bilhetes de passagens e recibos.

Venham todos a participação ativa de todos é fundamental!

Solidariamente,

_______________________________________

Mariana Leal Conceição Nóbrega

Coordenadora Técnica

OBS: Tragam seus objetos de uso pessoal (toalha, lençol, sabonete, xampus entre outras coisitas mais)

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

MUNICÍPIOS

INSTITUIÇÕES

NÚMERO DE PARTICIPANTES

Amarante

CFR,

10

Cidelândia

ASPRAjorge

Galileia

05

Senador La Roque

Associação do Taboleirão I

03

Loreto

COOPRAL, STTR

02

São Raimundo das Mangabeiras

COOPEVIDA

STTR

02

Imperatriz

CFR (05)

MIQCB (01)

Uema (02)

Cetecma (01)

09

Montes Altos

COOPEMI

02