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sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CASA DAS ARTES - LIVRO E LEITURAS!

CASA DAS ARTES - LIVRO E LEITURAS!


A Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus, idealizada pela Casa das Artes, localizada no povoado da Pintada no município de Davinópolis, será inaugurada dia 17 de agosto, às 16h. Ela é a unidade 34 do Projeto Bibliotecas Casa do Saber, que será coordenada pela Casa das Artes.

Na oportunidade da inauguração, duas representantes do projeto Casa do Saber/DF se farão presentes, virão do distrito federal para vistoriar e fazer a catalogação dos livros recebidos de acordo com as normas universais de bibliotecas. Carmen Ganzelevitch Gramacho Vice-Presidente da FACIDF, Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal e Entorno, é a Coordenadora Geral do projeto, cujo trabalho engloba as visitas às regiões carentes de bibliotecas e avaliação do tipo de instalações que deverão ser feitas. Outra presença é da especialista em planejamento, organização e informatização de bibliotecas, Iza Antunes de Araújo que é uma das profissionais mais qualificadas do país e vem se dedicando à Casa do Saber de modo integral.

Ao todo foram recebidos 1500 livros, 20 estantes, 01 computador, 04 mesas com cadeiras, 02 armários, além de ajuda financeira para compra de materiais para a reforma do prédio cedido pela Associação de Agricultores e Pequenos Produtores da Vila São Luis.

A Rede Gasol, principal patrocinadora do projeto, faz parte da história do Brasil no caminho ruma à modernização e inicia sua trajetória junto com a construção da nova capital brasileira, Brasília, em 1958. Naquela época os caminhões rasgavam canteiros de obras em meio à poeira vermelha do cerrado, hoje não são somente os caminhões carregados de gasolina ou diesel que movem a Rede. Outro combustível foi acrescido na história, a solidariedade. Sentimento direcionado para diversos projetos sociais.

Um desses projetos é a Casa do Saber, projeto que vai além do social, perpassa pela cultural e educação e tem sido o maior desafio da empresa. Iniciado para atender as cidades do DF e entorno o projeto já atendeu outros estados e até outros países, como no caso de angola. Ao todo são mais de quarenta unidades funcionando plenamente.

Os móveis foram fabricados e transportados pela Futura Móveis, empresa localizada em Brasília, que fabrica móveis ergonômicos e entregou o material de primeira linha para a tão sonhada biblioteca no povoado da Vila São Luis, antiga Pintada.

Além de toda a estrutura oferecida a Biblioteca Casa do Saber ainda conta com uma rede de voluntários muito especiais. Entidades e profissionais altamente qualificados e comprometidos com a democratização da leitura, como é o caso da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, que garantem a qualidade do programa, fazendo a catalogação dos livros com treinamento específico para equipes de manutenção das unidades.

Parceiros de Imperatriz e Davinópolis também foram fundamentais para a instalação da Biblioteca, entre eles o Feirão dos Móveis, a Prefeitura de Davinópolis, amigos da Casa das Artes que fazem doações constantes de livros e especialmente a Associação que emprestou o prédio e os moradores que se mobilizaram em mutirões, sem os quais seria impossível chegar aonde chegamos.

A Casa das Artes se orgulha de fazer parte desta rede de solidariedade pela socialização do conhecimento e pretende ampliar as ações da Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus com implantação de projetos de formação e qualificação dos jovens e adolescentes das comunidades que desfrutarão do acervo para pesquisa e leitura.

Contatos: Lilia Diniz 8116-9197 - Alexandre Almeida 8129-6607 - 3525-2616

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rua Brasil, 794 – Nova Imperatriz – CEP. 65.907-330 – Imperatriz – MA
CNPJ. 11.573.078/0005-45 / Fone/Fax: (99) 3527.3384 / centru@jupiter.com.br


NOVA DIRETORIA CENTRU-MA

Foi eleita no dia 17 de julho de 2009 a nova diretoria do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A entidade que há 25 anos desenvolve um trabalho de educação, capacitação e formação nas áreas de economia solidária, cooperativismo, associativismo, sindicalismo, políticas públicas, meio ambiente e agricultura familiar realizou sua vigésima nona assembléia geral no CETRAL (Centro de Estudos do Trabalhador Rural) situado no povoado Pé-de-Galinha, município de João Lisboa onde contou com a presença de seus sócios-educadores localizados nos municípios da região sul e oeste elegeram sua nova diretoria, sendo:
Ø Coordenador Geral: Luis Gonzaga Santos, município de Cidelândia;
Ø Coordenadora Administrativa: Elizabete de Sousa Barbosa, município de Senador La Roque;
Ø Coordenador Financeiro: Pedro Paulo de Sousa Guimarães, município de Loreto.
Suplentes: Lucimar Alves Ferreira de Cidelândia e Maria Carmélia Costa Borges.
Além do mais a nova diretoria é formada por três pessoas no Conselho Fiscal, sendo: Marenice Lima de Sousa (São Raimundo das Mangabeiras), Vaneide Nascimento Moraes (Montes Altos) e Cristóvão Inácio de Almeida (Montes Altos) como titulares, e Elândia Farias Soares e Neurivan de Sousa Sá como suplentes.
O processo de eleição do CENTRU-MA ocorre a cada três anos através de uma Assembléia Geral Ordinária, onde seus mais de 35 sócios distribuídos em 9 (nove) municípios da região sul e oeste se reúnem para analisar a conjuntura nacional e estadual, fazer um balanço do triênio e definir seu planejamento estratégico para os próximos anos.
A nova diretoria tomou posse no último dia 01 de agosto e promete trabalhar muito em defesa da história da entidade, garantindo a continuidade da luta pela educação política, sócio-econômica e ambiental em prol dos trabalhadores rurais do Maranhão. A nova coordenação já começa suas atividades marcando reuniões com sua assessoria técnica, concentrando suas forças no processo de reorganização interna.
Um dos maiores desafios do CENTRU-MA para essa gestão que corresponde o triênio 2009 - 2012, segundo o novo Coordenador Geral, Luis Gonzaga que substitui Manoel Conceição, será a “reestruturação da entidade e a busca pela autosustentabilidade”.

Assessoria do CENTRU-MA
13 de agosto de 2009.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

“Seminário sobre Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER”.

CONVÊNIO MDA/SAF /CENTRU-MA CRT 0240.724-11

Programação*

“Seminário sobre Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER”.

Local: CETRAL (João Lisboa - MA).

Dia: 25 de Agosto/2009

14h00 – Recepção e credenciamento

Dia: 26 de Agosto/2009

8h00 Apresentação da programação

08h30 – Mesa de abertura com as autoridades presentes

09h30 – Projeto “Alternativa Agroextrativista: ATER as Famílias Agroextrativista da Região Amazônia ao Cerrado Maranhense”.

10h30 – intervalo

10h50 – Apresentação da PNATER com foco no Plano Estadual de ATER no Maranhão

12:00 – Debate e esclarecimentos

12:30 – Almoço

14h00 – Situação da Agricultura familiar camponesa na região Amazônia ao Cerrado Maranhense

15h40 - intervalo

16h00 – O olhar do trabalhador rural sobre a agricultura familiar

17h20 – Debate e encaminhamentos

19h00 – Jantar

Dia: 27 de Agosto/2009

08h00 - Agroecologia e Transição Ecológica

09h40 – Experiências Agroecologicas ds Rede CCAMA

10h30 – intervalo

10h50 - O crédito como instrumento para o desenvolvimento da agricultura familiar

11h50 – debate

12:30 - Almoço

14h00 Experiências de Sócio-economia solidária

15h30 - Intervalo

16h00 – Debate e encaminhamentos

17h00 – Encerramento e entrega de certificados