BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Abelhas




As abelhas vivem em toda parte do Brasil e do exterior.Mas também nos últimos anos está sendo ameaçada de extinção pelo homem. Para que as abelhas não sumam é necessário um extremo cuidado com elas.
Elas tem um grande papel no meio ambiente, pois são as responsáveis pela polinização das plantas, conservação de outras espécies e o mel que é um alimento rici para o homem.
Existe várias espécies de abelhas, uma das mais tradicionais é a “APIS MELIPONEOS” que foi de uma experiência com abelhas africanas e européia e desse cruzamento é que surgiu a APIS. Também conhecida como “EUROPA ou ITALIANA”

Trecho do relatório do educando Fernando Pereira de Sousa, após visita técnica no PA Califórnia acompanhado pelo equipe técnica da ETA.



As abelhas nativas são uma fonte de renda, sem muito custo porque necessitam somente do meio natural para produzir, gerando uma grande fonte de renda alternativa para o produtor. Alem de contribuírem para o equilíbrio do meio ambiente.
No meliponário são criadas espécies variadas de abelhas: Tiúba, Cupira e Cachorro. Essas abelhas tem uma grande função de produzir mel, cera, própolis e toxina. Cada abelha tem uma função de trabalho o zangão tem como objetivo fecunda, a rainha fazer uma vistoria no seu habitat de convívio, os operários tem como função trabalhar dentro da colméia.

Na maioria das vezes as abelhas constroem suas colméias em troncos de arvores, se por sua vez forem capturadas necessitam somente de caixas e um local calmo e um ambiente não tóxico e que tenha vegetação e água pura {...}
“Entendo que a apicultura quando trabalhado com as melhores técnicas de manejo acaba sendo uma fonte de renda alternativa para os pequenos e grandes produtores que atuam na área de criação de abelhas”

Trecho do relatório de visita técnica do educando Fábio CFR Coquelandia

As abelhas nativas são interessantíssimas, pois delas utiliza-se a própolis, mel cera e seu veneno: a toxina. Elas possuem necessidade de beber e aceso a água limpa e pura e alimentos de boa qualidade. Elas precisam de um ambiente reservado. Foi muito rico o aprendizado na visita.
Aluna Deiciane Fernandes (CFR Coquelandia) Trecho do relatorio pós visita.



1 comentários:

camponeses disse...

Ei menina! Como faço para postar um artigo?