BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Proposta de Capacitação





Centro de Estudos do Trabalhador Rural – CETRAL
Escola Técnica Agroextrativista – ETA
Rodovia MA 122, km 3, Povoado Pé de Galinha, João Lisboa / MA
CEP: 65.922-000

Coordenador Geral:
Manoel Conceição Santos

Coordenador Financeiro:
Milton Gomes de Souza

Coordenadora Administrativa:
Marenice Lima de Sousa




Proposta de Capacitação
II modulo do Projeto “Agroextrativismo: Alternativa Sustentável e Solidária aos Povos do Cerrado Maranhense”







Coordenação Executiva:
Mariana Leal C. Santos
Engª. Agrônoma

Coordenação Pedagógica:
Vanusa da Silva Lima
Pedagoga

Coordenação Administrativa:
Jhony Santos
Administrador de Empresas





Imperatriz
2009

I - APRESENTAÇÃO

O Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural - CENTRU – MA, estará revitalizando sua proposta de educação popular para os (as) agricultores (as) familiares agroextrativistas do Maranhão, através da Escola Técnica Agroextrativista – ETA, que é parte do plano de estratégias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – PDSS, desenvolvido para o Estado do Maranhão, concebido e gestado pelos (as) que fazem o CENTRU-MA.
Para viabilizar a ETA o CENTRU-MA participou do edital lançado através do Programa Petrobrás Fome Zero (2006) que tinha como uma das linhas de ação “Educação, qualificação profissional e emprego para jovens e adultos”, sendo contemplado com o Projeto intitulado “Agroextrativismo: Alternativa Sustentável e Solidária aos Povos do Cerrado Maranhense” o qual, foi contratado pela PETROBRÁS, parceria está estabelecida a partir de outubro de 2007.
O CENTRU-MA entende que a escola é um espaço de discussão e de estimulo da inteligência coletiva criadora, versando sobre temas imprescindíveis à construção de um modelo cooperativista verdadeiramente solidário e sustentável, como o Associativismo/Cooperativismo sob o prisma da Economia Solidária, sindicalismo, diversidade sócio-cultural, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, agroecologia, políticas públicas e temas específicos voltados à produção familiar agroextrativista, como os sistemas agroflorestais – SAF´S, agroindústria, criação de pequenos animais, voltado a organização e qualificação das mesmas.
A Escola Técnica Agroextrativista contribui com o desafio de construir relações sociais essencialmente solidárias fundamentadas em valores éticos dentro de uma perspectiva humanitária, onde o valor da VIDA e do TRABALHO são prioritários, à medida que acreditamos que...,

“O TER vem depois do SER, temos para VIVER e não vivemos para ter”.

Manoel Conceição Santos
Coordenador Geral do CENTRU – MA



1. Introdução
O Curso de Gestão de Sistemas Agroextrativista se constituirá em um elo estimulador da produção da agricultura familiar, intensificando as trocas de experiências entre o público participante. O Curso se fundamentará principalmente nas diversas vivencias dos agricultores e agricultoras envolvidas que serão sempre educandos e educadores.
Durante os módulos as turmas terão oportunidades de participar de intercâmbios, dias de campo, oficinas, palestras, visitas em entidades e instituições com iniciativas agroecológicas, cooperativas e modelos de gestão baseados na economia solidária.

Finalidade:
Continuidade das atividades do II modulo de capacitação do projeto: “Alternativa Sustentável e Solidária aos Povos do Cerrado Maranhense” Com especificidade em: Manejo do Bioma Cerrado, manejo de SAF’s e integração de pequenos animais.

2. Objetivo Geral

Desenvolver espírito empreendedor e critico de agricultores e agricultoras familiares, proporcionando a construção de uma rede de desenvolvimento sustentável e solidário.

2.1 Objetivos Específicos

Capacitar os educandos numa perspectiva de cooperativismo sustentável e solidário;
Promover intercâmbios entre os municípios das experiências vivenciadas na ETA e nas comunidades;
Realizar feiras agroextrativistas viabilizando a articulação de agricultores(as) e a divulgação e comercialização de seus produtos;
Formar grupos de cultura regional entre os educandos, fortalecendo as tradições e costumes locais;
Proporcionar mudanças no processo de consciência ambiental, através de exposição de experiências positivas da agroecologia desenvolvidas por sócios educadores com incentivo (ou assessoria) do CENTRU-MA;
Criar espaços de debates sobre a atual conjuntura política e econômica numa perspectiva micro e macro;
Incentivar a participação de novos trabalhadores e trabalhadoras rurais nas diversas organizações sociais do campo, bem como: Associações, Cooperativas e Sindicatos;
Fortalecimento institucional do CENTRU-MA, através da renovação de seu quadro de sócio-educadores e dirigentes.

3. Público-Envolvido
Destinado à capacitação de 70 jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar agroextrativista oriundas das regiões Oeste e Sul do estado do Maranhão, com prioridade para os municípios: Amarante; Estreito; Imperatriz; Senador La Roque; Buritirana; Montes Altos; Cidelândia; São Raimundo das Mangabeiras e Loreto. Onde o Centru desempenha diversas atividades em parceria com as organizações sociais do campo: Rede CCAMA, Sindicato dos trabalhadores rurais e associações.

4. Período de Realização
As atividades pedagógicas desenvolvidas pelo projeto nesta segunda etapa serão realizadas no período do mês de abril até agosto de 2009. (aulas presenciais, feiras e intercâmbios)
As aulas presenciais para cada turma contabilizarão 13 dias ininterruptos totalizando 130 horas/aulas.
Data Atividade
24.05.2009 Chegada para jantar dos educandos participantes da 2º etapa
25.05 a 06.06.2009 Processo Capacitação
07.06.2009 Saída dos educandos da 2º etapa
08.06 a 10.06.2009 Avaliação
05.07 a 17.07.2009 Processo de Capacitação em São Raimundo das Mangabeiras
18.07.2009 Feira Agroextrativista em São Raimundo das Mangabeiras
20.07 a 22.07.2009 Avaliação
26 a 28.07.2009 Intercâmbio de Trocas de Experiências
01.08.2009 Feira de Troca Solidária no P. A Margarida Alves em Amarante do Maranhão.


5. Local de Realização

O Curso será em João Lisboa nas dependências do Centro de Estudos do Trabalhador Rural – CETRAL, para uma turma de 35 educandos.
As aulas práticas serão desenvolvidas nas estruturas do CETRAL, das cooperativas, o sítio agroecológico do CETRAL e as unidades produtivas familiares e coletivas.
Para a turma de educandos oriundos da Região Sul do Maranhão, as atividades pedagógicas acontecerão no município de São Raimundo das Mangabeiras. Local ainda a definir.


6. Conteúdo Curricular

Agroecologia (50 horas)
Educação Ambiental (10 horas)
Lutas Camponesas (20 horas)
Associativismo e Cooperativismo (20 horas)
Gestão da Unidade Produtiva (20 horas)


7. Metodologia

Aulas expositivas, realização de palestra, com uso de recursos lúdicos, como músicas, vídeos, mística; realização de debates democráticos, a partir da exposição sobre tema definido; dialogo promovendo a troca de experiências e saberes. Visitas in loco em SAF’s, aulas práticas. Intercâmbios e feiras de trocas.

8. Recursos Didáticos
Os recursos utilizados serão: Quadro, pincel, textos, CD’s, vídeo, computador, data-show, Dvd, televisor, livros, revistas, retro projetor, cavalete.




9. Avaliação
A avaliação consistirá em três aspectos:
A 1ª no grupo de participantes (educadores e educandos), a qual será processual baseada nos seguintes parâmetros: participação, envolvimento nas atividades escolares, assiduidade, pontualidade, aplicabilidade, compreensão e comportamento ético, utilizando dinâmicas e instrumentos específicos.
A 2ª no institucional, quanto à organização estrutural, pedagógica e gestionária da ETA.
A 3ª em conjunto com os dirigentes das organizações que indicam participantes. Através da participação ativa dos alunos nas organizações sociais camponesas e na formação de novos quadros de sócios educadores do Centru-MA.

II– INFORMAÇÕES PARA O EDUCANDO

1. Número de vagas:

A ETA oferecerá um total de 70 (setenta) vagas distribuídas em duas turmas de 35 educandos.

2. Qualificação do Candidato
Para escolha dos candidatos serão exigidos os seguintes critérios:
• Preferencialmente jovens e adultos, homens e mulheres de 18 a 35 anos de famílias agroextrativistas ligados ao cooperativismo municipal;
• O candidato não pode ter participado da etapa anterior da escola;
• Estar desenvolvendo atividade produtiva ligada a agricultura familiar;
• Facilidade e Habilidade na leitura, escrita, interpretação de textos e da realidade;
• Disponibilidade para participar de forma integral dos módulos de capacitação;
• Participar da rede CCAMA e vivenciar os princípios norteadores do CENTRU;
• Ter comportamento ético e espírito solidário na comunidade e nos espaços interinstitucionais.

3. Processo Seletivo
A seleção se realizará através indicação da organização social do campo da qual o educando estará sob responsabilidade.

4. Habilitação do Educando

O educando ao final do curso deverá estar apto à desenvolver processos básicos de gestão e produção agroextrativista.

III– SUBSÍDIOS E DESPESAS

1. Acomodações
Os participantes ficarão acomodados nas instalações do CETRAL, localizadas na Rodovia MA 122, no km 03, povoado de Pé de Galinha no município de João Lisboa/MA.

Para a etapa realizada no Sul do Maranhão a coordenação da ETA – estará presente de forma itinerante no município de São Raimundo das Mangabeiras, onde serão desenvolvidas as atividades da escola.
2. Transporte
As despesas com relação ao deslocamento dos participantes dos seus respectivos municípios (sede) até as instalações do CETRAL serão custeadas pelo Projeto.

3. Alimentação
Durante a estadia nas dependências do CETRAL no período das aulas, o participante terá alimentação custeada pelo Projeto.

4.Informações Importantes
Vale lembrar que os educandos tragam seus objetos de uso pessoal bem como lençol e toalha. Para as aulas práticas é importante o uso de bonés ou chapéus e sapatos fechados (botinas ou tênis).

Centro de Estudos do Trabalhador Rural – CETRAL
Escola Técnica Agroextrativista – ETA
Rodovia MA 122, Km 3, Povoado Pé de Galinha, João Lisboa / MA - CEP: 65.922-000

0 comentários: