BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 3 de março de 2009

Centru

A semente de criação do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (CENTRU), germinou na década de 70 no Vale do Pindaré, Maranhão, a partir da iniciativa de trabalhadores e trabalhadoras rurais. A consolidação se deu em Pernambuco, idos de 1980.
Atualmente possui duas sedes, uma em Recife e outra em Imperatriz (MA), erguida em 1984, tendo o seu primeiro projeto em 1986, apoiado pelo Cebemo (atual Cordaid), agência de cooperação holandesa que nos apóia até hoje.
O trabalhador e a trabalhadora rural como agentes de sua própria educação, foi a idéia central de construção do CENTRU, que tem sua diretoria composta somente por trabalhadores e trabalhadoras da terra.
O país ainda respirava a repressão militar quando o CENTRU foi concebido. Tomar o sindicato dos trabalhadores rurais das mãos dos pelegos e conquistar a terra, eram as bandeiras dos primeiros dias de vida da entidade. Em sua segunda fase, o Centru trabalhou a formação de uma consciência política sobre a questão ambiental, a necessidade de produzir respeitando os recursos naturais, implantação de culturas permanentes, e a construção e instrumentos que organizasse essa produção, beneficiamento e a comercialização - cooperativas.
Área de atuaçãoÉ o sul e oeste do Maranhão, com cerca de 245 lideranças de cooperativas, sindicatos e associações de pequenos produtores envolvidos em 15 municípios, na região de Cerrado. Na coluna vertebral da entidade, 08 cooperativas, agrupadas na Central de Cooperativas Agroextrativistas do Maranhão (CCAMA), 48 Associações de Pequenos Produtores Rurais (APPR´s), organizados no Pólo Sindical das Regiões Oeste e Sul do MA. É a união desses vários atores que dá vida ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PDSS) - O Cerrado é vida, uma aliança do ser humano com a natureza, que contempla a agricultura familiar, a solidariedade entre seus participantes.
Nossas bandeiras de luta
O desenvolvimento de organizações de base dos trabalhadores e trabalhadoras rurais agroextrativistas.
Promoção de uma educação e capacitação técnica
Incentivar o cooperativismo e associativismo, ambicionando o melhoramento orgânico da produção e de toda a cadeia produtiva agroextrativista, com respeito ao aspecto sócio-cultural
Motivar as relações de gênero, gerações e etnias de instâncias de trabalhadores e trabalhadoras agroextrativistas.
Um modelo de desenvolvimento sócio-econômico sustentável e solidário, com respeito ao ser humano e ao meio ambiente, é o grande desejo dos homens e mulheres envolvidos com o Centru.
O ninho de debate e de desenvolvimento de experiências Centru é o Cetral/CDT (Centro de Estudos do Trabalhador Rural), cravado em João Lisboa (MA). O Cetral possui espaço para alojamento, salão para reuniões e seminários, refeitório, dez hectares, onde é desenvolvido o sistema agroflorestal. Na área é cultivada uma horta, 39 espécies frutíferas, entre elas, acerola, caju, banana, abacaxi, côco, jaca, goiaba, cupuaçu, murici e outras.

fonte: http://www.bicopapagaioam.hpg.com.br/centru.htm

0 comentários: